Banner do projeto

ZUP é uma plataforma open-source que possibilita a coleta, organização, análise e compartilhamento de informações sobre serviços urbanos (limpeza de bueiros, coleta de entulhos, tapa buracos, poda de árvores entre outros) e inventários públicos ou privados diversos. Como sistema, a gestão de relatos, inventários e fluxo de trabalho estão presentes sem assumir um propósito predeterminado, permitindo as que organizações que adotem a plataforma consigam ganhar visibilidade em diversas áreas de sua operação através das configurações específicas que seu negócio necessita.

Para facilitar o acesso e disponibilidade o projeto disponibiliza três aplicativos móveis com dois propósitos diferentes: o primeiro, ZUP Cidadão, está disponível para as plataformas iOS e Android e permite que usuários cadastrem, acompanhem e compartilhem relatos com outros usuários. O segundo aplicativo, ZUP Técnico, foi desenvolvido para a plataforma Android e permite a gestão de relatos e inventários pelo celular ou tablet. Este segundo foi feito com o objetivo de facilitar o trabalho de fiscais e outros profissionais de campos a interagir com o sistema. Suporte a edição e criação de relatos e inventário offline também se encontra disponível.

Screenshot das aplicações

Além disso, existem três aplicações web com os seguintes propósito:

  • Landing page: uma página que permite cidades que estão adotando o ZUP Cidadão introduzir o sistema aos usuários finais e encaminhá-los ao sistema mais adequado para sua plataforma.
  • ZUP Cidadão web: tem o mesmo papel dos aplicativos cidadão mobile e permite na interação de usuários com o sistema de relatos e inventário do sistema.
  • ZUP Painel: interface web administrativa com acesso completo a todos as funcionalidades do sistema. Além de usuários administrativos, todos aqueles que participam em alguma etapa na gestão de relatos e inventário possuem acesso as funções garantidas a eles através deste aplicativo.

Para conhecer mais sobre os objetivos do produto ou outras iniciativas do Instituto TIM visite a página do projeto no site do Instituto TIM.

Se você procura informações sobre o uso do sistema, entre na base de conhecimento. O restante do site serve como um manual de instalação, configuração e manutenção da plataforma e é destinado a equipes de TI e desenvolvedores.